Ranking 100 Open Startups

Conheça as startups mais atraentes e as corporações mais engajadas no ecossistema de inovação

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups destaca anualmente as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação.

A atratividade é medida por meio de critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócio estabelecidas entre startups e grandes empresas.

Conheça os grandes destaques de 2019 Um conduíte Open entre a inovação e a cultura corporativa

As TOP 10 startups mais atraentes de 2019


Uma história sólida e pioneira

Se hoje vemos no Brasil capas de jornais e revistas com matérias sobre a colaboração entre grandes empresas e startups, saiba que o motivo para este destaque teve início em 2008, quando um grupo de visionários convidou o mercado nacional para o seguinte debate: Open Innovation faz sentido para o Brasil?

A pioneira iniciativa, trouxe pela primeira vez ao Brasil o professor Henry Chesbrough, pai do Open Innovation, e reuniu junto a ele um grupo de 341 especialistas e executivos de instituições líderes em inovação. Neste momento surgia a primeira edição da Open Innovation Week, encontro responsável pela evolução do open innovation no Brasil e que consolidou-se como o berço da comunidade de mais de 40.000 open innovators ativos na rede hoje.

Durante estes anos, as edições da Oiweek trouxeram os mais relevantes debates, aplicações práticas, modelos de capacitação de gestores e validação de métodos, tornando-se o ponto de encontro da academia, indústria e startups. Cada vez mais temas como empreendedorismo, venture capital, corporate venture e conexão de comunidades tomaram conta das programações do encontro e fomentaram o surgimento de programas de open innovation do país. A colaboração entre eles abriu caminho para a criação de um programa de conexão efetiva de grandes corporações e startups, o 100 Open Startups.

Veja todos os rankings publicados:

O Ranking

A 100 Open Startups é a plataforma internacional de maior impacto na conexão de grandes empresas e startups. Com o registro de mais de 7.800 acordos de negócios, a plataforma tornou-se case de estudo das principais universidades do mundo e desperta a cada dia em inúmeros executivos e empreendedores o interesse na colaboração para a inovação.

Como parte do método que tem foco principal na geração de negócios, o movimento publica anualmente o Ranking 100 Open Startups com as startups mais atraentes para o mercado corporativo. A publicação tem como objetivo dar alta visibilidade para as startups selecionadas pelo mercado, e com isso ampliar as oportunidades para estas iniciativas que encontram-se em estágio adequado para a conexão com grandes empresas.

Metodologia

A metodologia do Ranking 100 Open Startups dá pontos para as startups que mais despertam interesse em grandes instituições.

Atualmente, mais de 2.200 grandes empresas contribuem para a constituição do Ranking que destaca as startups com melhor desempenho no período de um ano, despertando interesse e fechando contratos com grandes empresas.

São considerados 16 tipos de relacionamento, divididos em 4 grandes grupos, com pontuação equivalente a 1, 5, 10 e 20 respectivamente, conforme detalhado na tabela a seguir.

Grupo Pontos Categoria
GRUPO A
Posicionamento
1 ponto
1. Capacitação e mentoria
2. Matchmaking e conexões
3. Reconhecimentos e premiações
4. Espaços de coworking
GRUPO B
Plataforma e Parcerias
5 pontos
5. Vouchers de serviço e tecnologia
6. Licenciamento de PI da grande empresa
7. Acesso a recursos não-financeiros
8. Acesso a base de colaboradores
9. Acesso a base de clientes e canais de vendas
GRUPO C
Desenvolvimento de fornecedores
10 pontos
10. Recursos para P&D e prototipagem
11. Licenciamento de PI da startup
12. Contratação de projeto piloto
13. Fornecimento de serviço ou produto inovador
GRUPO D
Investimento
20 pontos
14. Programa de aceleração com equity
15. Investimento com participação acionária minoritária
16. Aquisição e incorporação

O método de classificação se baseia em informações fornecidas por uma plataforma de relacionamento aberta a qualquer startup, grande empresa, investidor ou outro participante do ecossistema de inovação, sem custo. Esta plataforma possui uma interface digital que visa facilitar as conexões no ecossistema, através de um processo de busca por um parceiro e gerenciamento de um portfólio de conexões.

No entanto, toda a plataforma da 100 Open Startups é composta por esta interface digital e por reuniões da vida real em diversos eventos ao longo do ano. Todos os relacionamentos estabelecidos pelos usuários cadastrados serão informados na plataforma digital, seja ela desenvolvida durante um evento promovido por 100 Open Startups ou não.

Os usuários (startups ou grandes empresas) são responsáveis por informar quando um relacionamento é estabelecido e o tipo de relacionamento. A equipe do 100 Open Startups irá verificar as informações com o outro parceiro.

A startup: Registrar a startup na interface digital é o primeiro estágio para fazer parte da plataforma. Startups devem fornecer diversas informações sobre seu perfil, como os desafios que esperam resolver, as tendências tecnológicas das quais fazem parte, a indústria (ou indústrias) em que sua solução pode ser aplicada, o estágio de desenvolvimento de sua solução (Idéia, Protótipo, Produto Mínimo Viável ou já no mercado com clientes), a existência de investimento de capital de risco, prêmios recebidos em competições de Startups, contratos firmados com grandes empresas. Para a classificação, as informações das relações serão usadas para determinar a pontuação inicial.

Grandes empresas e outros atores: Outros atores que fazem parte do ecossistema de inovação com interesse em startups, como executivos de grandes empresas, investidores e outros profissionais envolvidos nesse ecossistema, são convidados a fornecer informações sobre seu perfil nessa interface digital.

A razão pela qual esses usuários se registram está relacionada aos benefícios que eles têm. Por exemplo, eles terão acesso matchmaking com o ecossistema de startups, que ajuda o processo de pesquisa, conexão e co-desenvolvimento de soluções inovadoras que eles desejam explorar.

Todos os dados utilizados no ranking dependem de informações de executivos de grandes empresas ou de startups. Para lidar com a grande quantidade de informações de terceiros, foi criado um sistema para validar esses dados de fontes distribuídas. Quando uma informação elegível para pontuação no ranking é adicionada na plataforma digital, uma fonte adequada receberá um link em seu e-mail cadastrado para validar as informações.

Certas regras foram consideradas para o processo de validação:

  • As informações fornecidas pelas startups devem ser validadas por um funcionário de uma grande empresa e auditadas pela equipe do 100 Open Startups. O processo de auditoria consiste em verificar se as informações fornecidas estão alinhadas com as definições utilizadas na metodologia do Ranking.
  • As informações fornecidas pelas grandes empresas serão auditadas pela equipe do 100 Open Startups.
  • Funcionários de grandes empresas são validados pelo endereço de e-mail corporativo verificado, de acordo com o banco de dados de grandes corporações do programa 100 Open Startups. Novas corporações adicionadas ao banco de dados são revisadas e aprovadas pela equipe do 100 Open Startups.
  • Relacionamentos são aceitos se o programa Corporate-Startup tiver sido previamente validado pela equipe do 100 Open Startup e informado em um evento oficial de speed-dating. Esta validação consiste em um reconhecimento da existência deste programa. Para fazer isso, alguém responsável por este programa CSE deve ser registrado na plataforma.
  • Uma startup pode ser elegível para o ranking se tiver estabelecido um relacionamento com pelo menos três grandes empresas.

Quem pode participar do Ranking?

Startups

  • Ser startup cadastrada no 100 Open Startups em conformidade com o regulamento do programa;
  • Ter participado de um dos eventos oficiais de speed-dating do 100 Open Startups ou ter fechado contrato com uma grande empresa que esteve ativo durante o período de Junho/2019 a Maio/2020;
  • Preencher formulário de dados para startups candidatas até 31/05/2020.
  • Para o Ranking TOP100 ou TOP Categoria, a startup deve ter faturamento anual ou ter recebido investimento inferior a US$2,5 mi.

Empresas

  • Possuir mais de 100 funcionários ou ter faturamento superior a R$ 100 mi no exercício de 2019;
  • Registrar e/ou validar dados de relacionamento com startups até 31/5/2020.

Apenas os contratos validados até 31/05/2020 serão considerados para o Ranking 100 Open Startups 2020. Declare seus contratos o mais cedo possível para evitar atrasos na validação pelo seu ponto de contato na grande empresa ou startup.

Faça parte e destaque-se entre as startups de grande crescimento!

Benefícios

  • Fazer parte do principal Ranking que mede objetivamente a atratividade de startups early stage para o mercado corporativo;
  • Ter máxima visibilidade estando na lista oficial utilizada como referência por grandes instituições e investidores líderes;
  • Ser destacada como startup Level 5 na ferramenta de matchmaking com executivos;
  • Ter prioridade e benefícios exclusivos nas oportunidades presenciais oficiais do programa 100 Open Startups;
  • Ter fast track em oportunidades para startups lançadas pelas empresas-membro e parceiros do programa.
  • 200 startups serão convidadas para o Speed-dating Experience de Lançamento do Ranking durante o Festival de Inovação WHOW!;
  • 25 serão selecionadas para o primeiro batch do programa de investimento 100 Open Angels;
  • 100 startups serão selecionadas para o 100 Open Squads, o programa de Business Acceleration das 10 categorias mais atraentes do Ranking.
  • Reconhecimento das comunidades de inovação do país como uma empresa atraente para startups;
  • Acesso com desconto para produtos 100 Open Corps.

Ranking 100 Open Startups na mídia

Publicação completa e sub-categorias

O método do Ranking que se embasa no mercado corporativo brasileiro para gerar a lista das 100 startups mais atraentes do ano tornou-se um dos grandes destaques da imprensa nacional e é usado como referência por grandes empresas e investidores. Publicado nos principais veículos de negócio do país, o ranking é posteriormente replicado por outras editorias, ampliando muito a visibilidade, e consequentemente as oportunidades de negócios para as startups ranqueadas.

São ainda destacadas as grandes empresas mais engajadas nas relações com startups, e publicados cases que inspiram e orientam empresas menos experientes neste tipo de relacionamento. Além da listagem completa com a classificação geral, há ainda o destaque das TOP nas categorias de maior interesse da rede corporativa.

Conheça as categorias da edição 2019:

  • Top 10 Agriculture
  • Top 10 Big Data
  • Top 10 Biotech
  • Top 10 Construction
  • Top 10 Computer Vision
  • Top 10 Customer Service
  • Top 10 Education
  • Top 10 Energy
  • Top 10 Enviroment
  • Top 10 Financial Services
  • Top 10 Healthcare
  • Top 10 Human Resources
  • Top 10 Legal
  • Top 10 Industry
  • Top 10 IoT
  • Top 10 Marketing
  • Top 10 Marketplace
  • Top 10 Productivity
  • Top 10 Retail
  • Top 10 Transport & Logistics
  • Top 10 VR/AR

Veja todos os rankings publicados:

Faça sua inscrição no
Ranking 100 Open Startups

As inscrições para o Ranking 2020 já estão abertas.

Amplie a visibilidade de sua startup e comunique o trabalho de sua empresa no ranking oficial do mercado utilizado como referência por grandes instituições e investidores líderes.

Inscreva sua startup no Ranking Participe como uma Grande Empresa Indique uma startup para o Ranking

A nossa plataforma está em constante crescimento

Já foram mais de USD 150 milhões em investimento, atraidos por 410 startups do programa.

  • + 8.600 startups ativas
    na plataforma
  • + 15.000 executivos
    avaliadores
  • + 2.200 grandes empresas
    conectadas
  • + 7.800 acordos de
    negócio

Você conhece uma startup ou grande empresa que mereça estar no Ranking?

Indique pessoas para participar do Ranking 100 Open Startups.