Conheça este grande desafio de inovação, identificado por empresas líderes do setor que querem junto com startups transformar o saneamento.

Sobre o desafio

A sociedade tem enfrentado grandes desafios relacionados ao acesso e à gestão dos recursos hídricos. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que sete em cada 10 pessoas no mundo vivem sem saneamento adequado. E essa ausência expõe a população a vários riscos, incluindo o precário desenvolvimento econômico e social.

A água é um recurso renovável, que precisa ser melhor cuidado. O saneamento é a indústria que se baseia na gestão desse recurso e que, através dos seus serviços – tratamento e distribuição da água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana – se faz vital para que as pessoas tenham uma vida mais produtiva, com mais saúde, em um meio ambiente equilibrado.

Diretamente ligado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, o saneamento é essencial para o cumprimento dessa agenda de sustentabilidade até 2030. O papel central das empresas do setor no que concerne especialmente ao objetivo número 6 – “Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos” – requer a participação ativa tanto de instituições públicas quanto da iniciativa privada.

O momento de fomentar soluções para evolução do saneamento e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico do país é agora. A aprovação do marco regulatório do saneamento possibilitará transformações positivas, pautadas principalmente na definição de regras centrais, na qualidade do serviço e na eficiência de gestão dos recursos hídricoss.

Todo esse contexto cria uma série de oportunidades (listadas abaixo), para geração de negócios e desenvolvimento de soluções.

Startups

Este é um grande desafio de inovação identificado em conjunto por empresas líderes interessadas em colaborar com startups. Para se tornar um protagonista da solução cadastre sua startup:

Aplicar para o desafio

Empresas

Conecte sua empresa a este desafio com soluções inovadoras propostas por startups na temática Água e Saneamento.

Contribuir com o desafio

O que buscamos?

Segurança hídrica

Com o aumento da demanda por água, decorrente do crescimento populacional e mudanças climáticas, aumenta também a pressão sobre as fontes de abastecimento. Buscamos soluções que ajudem a garantir o acesso sustentável à água doce de qualidade, por meio da preservação de ecossistemas, do uso responsável da água, da redução da poluição e de outras práticas que contribuam para a manutenção da disponibilidade desse recurso.

Quero resolver | Startups » Quero aderir | Empresas »

Coleta e tratamento de esgoto

Soluções para ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, inclusive em áreas isoladas ou irregulares, aperfeiçoar constantemente o processo de tratamento, contribuir para a recuperação dos corpos d'água, visando à universalização dos serviços e melhores condições de saúde pública. Formas para utilização de resíduos produzidos no processo de tratamento para geração de energia e outros usos na indústria ou no agronegócio.

Quero resolver | Startups » Quero aderir | Empresas »

Cidades inteligentes e economia circular

Soluções para drenagem da água da chuva em grandes cidades, limpeza urbana, reúso da água, eficiência energética, plataformas de compartilhamento, reutilização e design mais eficiente de produtos, uso de resíduos como recurso. Aumentar a eficiência no ciclo da água, coleta de esgoto, tratamento de efluentes, dessalinização, reciclagem, tecnologias de reúso e outras aplicações.

Quero resolver | Startups » Quero aderir | Empresas »

Eficiência na produção e distribuição da água

Soluções focadas em universalizar o acesso à água, inclusive em áreas isoladas ou irregulares e melhorar a eficiência nos processos de tratamento e distribuição. Reduzir o uso de energia em toda a cadeia do sistema de distribuição de água, otimizar a aplicação de produtos químicos no tratamento e reduzir as perdas reais e aparentes para patamares sustentáveis, buscando a utilização racional e equilibrada dos recursos naturais.

Quero resolver | Startups » Quero aderir | Empresas »

Respeito às pessoas

Soluções de atendimento ao cliente, visando melhorar sua experiência com os serviços de saneamento e seu entendimento de toda a cadeia, contribuindo para a valorização do setor e o uso racional dos recursos hídricos. Soluções para aumento da produtividade, capacitação e valorização das equipes operacionais em campo. Novos serviços ou negócios relacionados ao saneamento e que agreguem valor aos clientes.

Quero resolver | Startups » Quero aderir | Empresas »

Digitalização da indústria

Soluções digitais para otimizar os processos da indústria da água e integração com cidades inteligentes. Integração com outros setores de utilities, focadas em smart metering. Soluções para relacionamento com clientes, otimização das redes de distribuição de água e coleta de esgoto e outros processos.

Quero resolver | Startups » Quero aderir | Empresas »

VEJA AS EMPRESAS QUE COLABORAM COM O GRAND CHALLENGE SANEAMENTO: A ÁGUA COMO SERVIÇO.

» Iguá Saneamento
» SABESP
» Falconi
» Accenture
» Isle Utilities
» Radar PPP
» FINEP
» FELSBERG Advogados
» Copasa

Lançamento

Acompanhe aqui o lançamento oficial do Grand Challenge Saneamento: a água como serviço, liderado pela Iguá e saiba mais sobre o desafio e as oportunidades apresentadas.

Conexão

Conecte-se com as empresas e as startups que estão colaborando para as soluções deste desafio.

O sistema de matchmaking do principal evento de inovação aberta, a Oiweek, abrirá seu sistema agendamento de reuniões entre a comunidade deste desafio nas datas abaixo. Inscreva-se para expor seu perfil e participar.

  • Oiweek Julho 28-30 JUL
  • Oiweek Agosto 26-27 AGO
  • Oiweek Setembro 28-29 SET

Os Grand Challenges da 100 Open Startups representam as demandas de executivos de empresas líderes em todo o mundo interessados ​​em colaborar com startups no desenvolvimento de inovações de alto impacto para a sociedade e os mercados.