Loading...

Buscamos soluções

01

Sobre a
ISA CTEEP

O DNA DA ISA CTEEP

Conexões que inspiram

Com uma equipe de cerca de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil km de linhas de transmissão e 140 subestações (ativos em operação e em construção). Privatizada em 2006, o principal acionista é o Grupo Multilatino ISA, que detém 35,82% do capital total.

Estratégia ISA CTEEP

Desenvolvemos nosso negócio com base na excelência operacional, na prestação eficiente dos nossos serviços e na criação de valor sustentável –amparados na inovação, transformação digital e melhores práticas de governança corporativa.

Os três grandes vetores da nossa estratégia são: gerar valor ao acionista, por meio do crescimento no setor de transmissão; criar impactos social e ambiental positivos; e assegurar à longevidade corporativa, por meio de investimentos em novos negócios de energia e na capacidade de inovação e empreendedorismo.



02

Inovação
na ISA CTEEP

Nossa estratégia de inovação está pautada nas 3 grandes tendências do setor de energia: a descarbonização, a digitalização e a descentralização e nos desafios de um mundo em transformação digital, hiperconectado e automatizado, com consumidores e cidadãos que buscam soluções “verdes” e mercados cada vez mais competitivos.

O foco da nossa inovação está em direcionadores estratégicos como: modernização e eficiência do sistema de potência, confiabilidade e segurança avançada do sistema e flexibilidade do sistema elétrico, suportados pela capacidade transformação digital, com investimentos anuais de cerca de 14 milhões de reais.

» Modernização e eficiência do sistema de potência;
» Confiabilidade e segurança avançada do sistema (utilização otimizada dos ativos);
» Flexibilidade do sistema.

Transformação digital

Programas de Inovação

Na ISA CTEEP, os direcionadores estratégicos estão estruturados em Programas de Inovação. Os programas envolvem equipes multidisciplinares, envolvendo diversas áreas da Companhia, onde são construídas rotas tecnológicas compostas de projetos e iniciativas que endereçam soluções aos desafios apresentados. Os programas são distribuídos em:

» Planejamento e gestão ótima de projetos;
» Modernização da rede: aplicação de novos materiais e tecnologias;
» Respostas e desafios sociais, ambientais e de partes relacionadas;
» Segurança, confiabilidade e resiliência do sistema;
» Monitoramento e controle da rede;
» Armazenamento de Energia e integração de serviços energéticos distribuídos.

03

Open Innovation

A ISA CTEEP acredita no potencial de geração de valor do Open Innovation e desenvolve sua estratégia de inovação fomentando a interação contínua entre colaboradores e o ecossistema de inovação, sejam startups, parceiros de negócios, instituições acadêmicas e agentes do setor de energia, visando a captura de valor compartilhado para a empresa, para o setor elétrico e para o ecossistema inovação e empreendimento.

Desafios Abertos

Gestão de sistemas de proteção elétrica

Um dos desafios mais importantes da operação da ISA CTEEP é a verificação da conformidade da parametrização dos relés de proteção dos componentes da rede elétrica com os respectivos ajustes definidos nos estudos. Atualmente, essa operação é muito manual, não rastreável e de difícil predição de anomalias. A aplicação dos ajustes em relés de proteção acontece:

1. Quando o equipamento entra em operação,
2. Durante as atividades de manutenção,
3. No caso de análise de perturbações, uma configuração aplicada incorretamente no campo pode ser a causa de grandes distúrbios, como blecautes.
4. Mudança na topologia do sistema elétrico.

Buscando por soluções que auxiliem:
» Garantir que os relés de proteção estejam operando corretamente seguindo os parâmetros definidos nos estudos;
» Redução de falha humana;
» Predição de anomalias;
» Report no histórico de atualizações: quem, quando, onde, o que;
» Report real time sobre performance da proteção de componentes do sistema elétrico: linhas de transmissão, transformadores, reatores, banco de capacitores, barramentos e outros ativos;
» Aplicação remota de ajustes.


CANDIDATAR MINHA SOLUÇÃO


Projetos de engenharia no setor elétrico

A ISA CTEEP participa ativamente no crescimento do setor elétrico brasileiro, gerindo anualmente uma diversificada e numerosa carteira de projetos de engenharia do sistema elétrico. Dessa forma, buscamos soluções que possam apoiar na automatização do processo de levantamento de informações técnicas em campo e detalhamento técnico do escopo do projeto, especificação técnica e orçamentação de projetos de engenharia no setor elétrico.

Esperamos que as soluções diminuam o trabalho humano dando mais agilidade e organização no planejamento de projetos de engenharia, diminuindo retrabalhos e inúmeras validações entre as áreas de engenharia e suprimentos.

Buscamos por soluções para:
» Permitir a entrada das informações do escopo macro do projeto;
» Representar automaticamente no Diagrama Unifilar da instalação o escopo do projeto;
» Estruturar automaticamente checklists para levantamento em campo de requisitos técnicos do projeto para as diferentes disciplinas de engenharia, meio ambiente e fundiário.
» Possibilitar o armazenamento das informações técnicas levantadas em campo, em banco de dados geográficos em plataforma GIS;
» Extração de relatórios automáticos para contratação de todos os bens e serviços para atendimento ao projeto.

Diferencial: conexão entre a base de fornecedores e os dados das especificidades técnicas para criação de orçamentos.


CANDIDATAR MINHA SOLUÇÃO


Monitoramento e Gestão de gases

A ISA CTEEP tem compromisso com a sustentabilidade. Por isso, está sempre buscando melhorias, adequando suas instalações para mitigar possíveis impactos ambientais e possui um compromisso com a sociedade em relação à agenda de mudanças climáticas.

No segmento de energia, alguns equipamentos utilizam o gás SF6 (hexafluoreto de enxofre) como um elemento isolador elétrico. O SF6 é um gás de efeito estufa, portanto a Companhia constantemente monitora seus ativos para evitar seu escape, garantindo a segurança e reduzindo as emissões do gás.

Buscamos por soluções para:
» Monitoramento inteligente de gases;
» Relatórios “real time” para análises e tomadas de decisão;
» Propostas para substituir o uso do SF6 por outros materiais ou soluções de isolamento elétrico;
» Tecnologias que utilizem: IoT, inteligência artificial, soluções químicas;
» Esperamos que as soluções ajudem a ISA CTEEP a se tornar uma empresa mais sustentável, tornando a rotina de trabalho dos colaboradores mais eficiente e ágil.

Benefícios
As soluções selecionadas seguirão para a fase de prototipação, com investimentos da organização.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Redução no tempo de paradas para manutenção e substituição de ativos

A demanda por manutenção em ativos do sistema elétrico pode gerar alguns desconfortos para os usuários, como corte momentâneo do fornecimento de energia. Para minimizar esses desconfortos, a ISA CTEEP busca constantemente otimizar suas atividades de manutenção, diminuindo ao máximo a necessidade de desligamentos. Para a ISA CTEEP, não se trata apenas de uma questão operacional - temos a preocupação de aprimorar nossos serviços e melhor atender a sociedade. Dessa forma, a otimização nos tempos de paradas para a manutenção é um desafio constantemente perseguido pela empresa.

Buscamos por parceiros que proponham novas metodologias, soluções e/ou tecnologias de apoio à manutenção e substituição de ativos do setor elétrico, a fim de otimizar os tempos de indisponibilidade do serviço.

Benefícios
As soluções selecionadas seguirão para a fase de prototipação, com investimentos da organização.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Gestão de obras, infraestrutura e construção para energia

Para melhor atender à sociedade, a ISA CTEEP espera investir bilhões de reais participando ativamente no crescimento do setor elétrico brasileiro. Gerimos anualmente uma diversificada e numerosa carteira de projetos para entregar valor à empresa e todo o sistema elétrico. Dessa forma, a empresa busca soluções que possam apoiar na gestão desses projetos, visando reduzir custo e tempo, tornando os ativos, constantemente, mais sustentáveis e eficientes em todo seu ciclo de vida.

Buscamos por soluções para:
» Apoio no gerenciamento de todo o ciclo de vida de projetos, desde a orçamentação até a entrega, incluindo pré-construção, gestão de obras, redução de desperdícios, com foco em aumento de produtividade, colaboração e plataformas, empregando tecnologias mobile e SaaS;
» Gestão de fornecedores, plataformas para aquisição de materiais, aquisição ou locação de equipamentos e contratação de profissionais;
» Monitoramento, controle e segurança de obras de linhas de transmissão da ISA CTEEP;
» Soluções de sustentabilidade para aplicação na construção e na edificação em uso;
» Tecnologia BIM aplicada à gestão de projetos.

Benefícios
As soluções selecionadas seguirão para a fase de prototipação, com investimentos da organização.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS


Gestão da manutenção em sistemas de proteção

A certificação de que as configurações dos relés de proteção dos ativos elétricos foram e continuam sendo corretamente aplicadas nas atividades de manutenção em campo. Essa atividade sempre foi um dos desafios mais importantes para a área de operações da ISA CTEEP.

Atualmente, a verificação da conformidade dos ajustes de manutenção em relação aos ajustes definidos no planejamento é realizada manualmente, em três situações:
1) quando o equipamento entra em operação;
2) durante as atividades de manutenção;
3) no caso de análise de perturbações.
Uma configuração aplicada incorretamente no campo pode ser a causa de grandes distúrbios, como blecautes.

Buscamos soluções para monitorar e certificar, em tempo real, o cumprimento das configurações de proteção aplicadas em campo pela manutenção, com os valores correspondentes previamente definidos no planejamento e que ficam armazenados na base de dados central residente na empresa. A solução deve ser capaz de identificar, reportar e corrigir automaticamente desvios das configurações encontradas em campo.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS